Bernardo José Pellegrini

Bernardo Pellegrini

Jornalista, músico, escritor e produtor cultural, Bernardo José Pellegrini nasceu em Londrina em 1958. Estudou jornalismo na Cásper Líbero em São Paulo e iniciou a vida profissional em 1974. Trabalhou na redação de grandes jornais como repórter, redator (Folha de S.Paulo e O Globo surcursal SP) e como colaborador (O Estado de S. Paulo, Planeta, Veja, Manchete). Foi editor-chefe do jornal A Gazeta de Pinheiros (SP) e editor-chefe da Folha de Londrina (PR). Fundou a Cooperativa de Jornalistas do Norte do Paraná e coordenou a comunicação do Festival Internacional de Londrina (FILO). Nos anos 1980, escreveu com Maria Abramo o livro O Almanaque do Amor (Editora Busca Vida/SP).

Também em 1974 começou sua trajetória na música, compondo trilhas para teatro (Auto da Compadecida, Arena Conta Zumbi, Arena Conta Tiradentes). Estreou o primeiro show com composições autorais em 1976, no espetáculo Mina D’Água. Gravou Humano Demais (1990), Dinamite Pura (1994), Quero Seu Endereço (1998), Bernardo e o Big Bando (2000), É Isso Que Vai Acontecer (2010) e Outros Planos (2018). Em 2018, lançou sua fan page, seu canal no Youtube e o site www.bernardopellegrini.com.br, onde organiza a sua obra musical e disponibiliza os seus seis CDs, além de vídeos de shows e gravações.

Bernardo foi duas vezes Secretário de Cultura da Cidade de Londrina e liderou a equipe que criou o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), períodos 2000-2004/2020-2024, em que a política cultural da cidade foi considerada modelo para a América Latina pelo Observatório de Políticas Públicas da UNESCO, em Montevidéu. Em 2024 lançou, pela Editora Pelle, em parceria com Maurício Arruda Mendonça, o livro Prato Cheio de História — Comida Multicultural, em homenagem aos 90 anos da cidade de Londrina.

livros publicados com Ah! Editora

capa-fragil-bernardo-pellegrini

Frágil

Bernardo Pellegrini